A Primeira Semana de Gravidez

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A primeira semana de gravidez é uma das fases bem delicadas onde muitas mulheres que possuem o desejo de ser mãe, mas ainda não são, já conseguem notar algumas diferenças em seu corpo e até mesmo em seu comportamento.

Um dos primeiros sintomas da gravidez é o atraso menstrual, por isso mulheres que possuem o ciclo bem regular conseguem descobrir de modo mais rápido se estão carregando uma vidinha dentro de si ou não. Em caso de ciclos irregulares, é necessário ter mais atenção nas mudanças corporais na primeira semana de gravidez.

Como acontece a gravidez

Em um ciclo menstrual normal, em torno de 28 dias, o óvulo maduro é solto no meio de todo esse processo, isso acontece mais ou menos no 14º dia. Quando liberado, o óvulo passa a percorrer do ovário até as tubas uterinas, indo em direção ao útero para ser fecundado.

Depois de fecundado, a primeira semana de gravidez passa a ser contada a partir do primeiro dia em que ocorreria a menstruação, no caso de mulheres que possuem um ciclo menstrual regulado. Esse primeiro dia de menstruação é muito importante, pois ajuda a fazer a previsão de uma data provável para o bebê nascer.

Desenvolvimento do feto na primeira semana de gestação

Como já falamos anteriormente, a primeira semana de gravidez é contada a partir do dia em que a sua menstruação aparece e é usada pelos médicos para o cálculo do DPP (Data Prevista do Parto). A partir disso, o corpo começa a se preparar para uma provável fecundação.

Começamos a contar a idade gestacional antes da fecundação ocorrer. Por este motivo, a primeira semana de gravidez começa no primeiro dia em que seria a sua menstruação. O feto só começa a passar a ser formado a partir da fecundação, que ocorre normalmente na segunda semana.

É muito importante cuidar da alimentação durante a gravidez, saiba alguns cuidados com a alimentação que você precisa saber. E veja também dicas t de como cuidar do seu corpo durante a gestação.



Comentários no Facebook