A Quarta Semana de Gravidez

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Com 4 semanas de gravidez os sintomas se tornam um pouco mais evidentes, principalmente com o atraso menstrual para mulheres que não possuem um ciclo menstrual regular.

Formação do bebê com 4 semanas de gravidez

Em 4 semanas de gravidez o bebê começa de fato a se desenvolver, é normal que no início desta semana ele ainda esteja se fixando na parede do endométrio.

A primeira parte do bebê a se formar é o tubo neural, que é uma estrutura do embrião responsável por dar origem ao cérebro e medula espinhal do bebê.

O tubo neural é uma das partes mais importantes no processo de formação do seu bebê e por isso a quarta semana de gravidez é uma semana chave para que o seu bebê se desenvolva bem e de forma saudável.

Nesse momento também o bebê começa a se dividir em algumas camadas que passarão a formar os seus ossinhos, órgãos, pele, olhos e a sua boca. Na camada localizada no meio é a onde o coração começa a se desenvolver, assim como também o sistema circulatório.

Na camada do meio também é onde começa o desenvolvimento do estômago, intestino e todos os órgãos que fazem parte do sistema de digestão do corpo humano. Nesse momento o seu bebê se parece com uma vírgula e é menor que um grãozinho de arroz.

Como a mamãe passa a se sentir

Com 4 semanas de gravidez é possível ter mudanças significativas no corpo e no comportamento. O HCG começa a ser liberado em uma quantidade muito maior e a progesterona começa a ser liberada também em uma grande quantidade para a manutenção da saúde do bebê.

A progesterona, que começa a ser liberada em maior quantidade, é o hormônio feminino responsável por causar a maioria dos primeiros sintomas da gravidez, deixando você mais sensível e enjoada.

Na quarta semana de gravidez o primeiro sintoma que conseguimos notar é o atraso menstrual, pois é quando a sua menstruação deveria descer, porém isso de fato não acontece na maioria dos casos.

É possível também começar a sentir a barriga mais durinha, alta sensibilidade e inchaço nos seios, tonturas, enjoos e cólica por conta da fixação do zigoto no útero.

Você deve se preocupar com um sangramento?

É comum que ocorra sangramento em 4 semanas de gravidez e até por isso esse sangramento pode ser confundido com uma possível menstruação.

Esse sangramento que geralmente ocorre na quarta semana pode ser por conta do processo de nidação, que é o processo em que o zigoto ainda está se fixando na parede do endométrio. Com isso pode realmente ocorrer sangramentos e cólicas.

No entanto, é possível que o sangramento também seja por conta da baixa secreção da progesterona, que deveria estar sendo liberada em maior quantidade.

Por isso é importante que o sangramento seja avaliado por um médico profissional para que ele possa identificar as suas causas e deixar a sua mente mais tranquila.

Conclusão

O ácido fólico deve estar sendo tomado há um tempo, porém se você está com 4 semanas de gravidez e ainda não fez uso da substância, é importante que você comece a tomar o quanto antes, pois o ácido fólico ajuda na formação do tubo neural do bebê e ajuda a impedir as más formações.



Comentários no Facebook