A Segunda Semana de Gravidez

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Gravidez: segunda semana! Você sabe o que acontece com o seu corpo e com começa a se formar o seu bebê?

Em 2 semanas de gravidez já estamos praticamente no período da concepção do bebê, pois na segunda semana é o período em que provavelmente ocorre a fecundação do óvulo.

Como ocorre a fecundação

Em uma ejaculação um homem libera cerca de 300 a 400 espermatozoides. Os espermatozoides liberados no canal vaginal vão em busca de fertilizar o óvulo, sendo que nem todos sobrevivem nesse processo e apenas o mais forte e saudável consegue fecundar o óvulo.

Os espermatozóides percorrem até as tubas uterinas e são empurrados ao óvulo para fecundá-lo. Depois que ocorre a fecundação, o óvulo fecundado passa a ser chamado de zigoto e continua sendo empurrado para baixo até que consiga chegar no útero.

Idades gestacionais e formação do concepto

Há duas idades gestacionais conhecidas por idade concepcional e idade menstrual. A idade concepcional é a contada a partir da concepção (fecundação), que ocorre com 2 semanas de gravidez. Já a idade menstrual é a idade contada a partir do primeiro dia da última menstruação.

A formação do concepto é dividida em dois períodos denominados de período embrionário e período fetal. O período embrionário é aquele período relacionado às primeiras 9 semanas da gravidez, contando a partir da concepção. Nesse período todos os órgãos e sistemas começam a se formar.

No período embrionário, como o próprio nome sugere, os bebês são chamados de embrião e estão em uma fase de maior vulnerabilidade relacionada à má formação, por isso os cuidados devem ser maiores.

Já o período fetal começa na 10º semana após a fecundação. Nessa fase o bebê passa a ser chamado de feto e os órgãos já estão formados e passarão por um processo de amadurecimento para que possam estar funcionando perfeitamente quando o bebê nascer.

Desenvolvimento do feto em 2 semanas de gravidez

Durante a semana 2 da gravidez ocorre a concepção. Quando o óvulo é fecundado pelo espermatozóide, em sua superfície começa a ocorrer mudanças que impedem a entrada de outros espermatozóides. Nesse momento ocorre a combinação do DNA da mãe e do pai, que dão formação a um novo serzinho, dando início a 2 semanas de gravidez.

Como a mamãe está com 2 semanas de gravidez

Com 2 semanas de gravidez você vai começar a se preparar hormonalmente para o processo de fecundação. Durante esse período ocorre a liberação de muitos hormônios que ajudam a gerar o seu bebê.

As principais mudanças que ocorrem com a gestante em 2 semanas de gravidez são: o útero se torna mais grosso para receber o bebê, os folículos do ovário amadurecem até que um se torne o folículo dominante e há liberação de mais hormônios para que o folículo dominante consiga liberar o óvulo para ser fecundado.

Além disso, o muco cervical também sofre alterações para facilitar a movimentação dos espermas e o hormônio estrogênio começa a ser liberado para ajudar no revestimento das paredes uterinas para receber o óvulo que foi fertilizado.

Conclusão…

Em 2 semanas de gravidez o seu corpo recebe as maiores transformações para a chegada de uma nova vida. O endométrio se torna mais espesso e se torna mais vascularizado, para um aumento da circulação sanguínea na região.



Comentários no Facebook