Sintomas da Quinta Semana de Gravidez

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Existem sintomas da quinta semana de gravidez que começam a aparecer, deixando bem claro que alí está se desenvolvendo uma nova vida. No entanto, existem mulheres que também podem não apresentar nenhum sintoma, deixando a gravidez ainda mais difícil de ser detectada caso ainda não tenha sido descoberta.

No começo da quinta semana de gestação o seu bebê se parece com um girino e é bem pequenininho, do tamanho de um floco de aveia, mas já é capaz de mudar totalmente a sua rotina e o seu comportamento.

Formação do bebê em 5 semanas de gravidez

Na quinta semana de gravidez o seu bebê já está com um bom desenvolvimento, possuindo assim 3 camadas de células, sendo estas chamadas de camada superior (ectoderma), camada inferior (endoderma) e membrana média (mesoderma).

Essas camadas de células são responsáveis pela formação de diferentes órgãos do embrião.

A camada superior é a responsável por desenvolver o tubo neural, pele, pelinhos, lente dos olhos, revestimentos dos ouvidos, nariz, os seios da face, a boca, a região anal, o esmalte dos dentinhos, hipófise e as glândulas mamárias.

A camada do meio é responsável pela formação de diversos órgãos importantes, sendo estes o coração, o sistema circulatório, pulmões, ossos, os músculos, tecido linfático, baço, o sistema excretor e os órgãos reprodutores. Já na camada inferior ocorre o desenvolvimento do intestino, fígado, pâncreas e da bexiga.

É possível ver o seu embrião na quinta semana por meio de uma ultrassonografia transvaginal, que é segura e não oferece riscos para você e nem para a criança.

Na quinta semana também é possível ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê, pois o coração já está batendo, mesmo em um ritmo não adequado. Nesse período a cabeça é a parte que mais se desenvolve, formando o cérebro e o sistema nervoso.

Sintomas da quinta semana de gravidez

Como já foi dito anteriormente existem mulheres que podem sofrer com os sintomas da quinta semana de gravidez, assim como existem aquelas que não apresentam sintomas nenhum. Os sintomas da gravidez variam de mulher para mulher, assim como também variam no período em que aparecem.

É comum que os sintomas da quinta semana de gravidez sejam as mamas inchadas e doloridas (o que torna a região muito sensível, até ao mínimo toque), aumento do apetite, enjoos, vontade constante de urinar (por conta do crescimento uterino que começa a pressionar a bexiga) e uma grande variação de humor.

Ultrassom na quinta semana

Muitas mulheres correm para fazer a ultrassom nesse período e acabam se decepcionando por não conseguir visualizar nada além do saco gestacional e a vesícula vitelina. Isso é normal e por isso as vezes é bom adiar um pouquinho a ultrassom nessa semana e só fazer se realmente houver a necessidade e for indicação do obstetra que está te acompanhando.

Conclusão…

Se você está apresentando os sintomas da quinta semana de gravidez e não tem certeza se está grávida, faça um teste e vá em busca de um médico de confiança para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê.

Faça todos os exames necessários para se certificar de que ele virá forte e cheio de saúde.



Comentários no Facebook